A 9ª edição do Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC) está com processo aberto para submissão de resumos.

O ENEC é um espaço de reflexão acadêmica interdisciplinar sobre o campo de estudos do consumo, que visa expandir a troca entre pesquisadores interessados por essa temática. Em sua nona edição, será discutida a esfera do consumo, principalmente no âmbito da família nuclear. A indústria de publicidade vem se pautando nesse conceito de família e nos papéis sexuais tradicionais, tendo a mulher como dona de casa e principal responsável pelas decisões de compras. No entanto, o feminismo e os movimentos em torno das identidades de gênero têm implodido esse quadro de referência e instaurado novas dinâmicas de consumo, de comunicação e de marketing.  O ENEC pretende refletir de que forma as questões de gênero produzem conceitos e categorias observáveis na ampla diversidade sociocultural.

Os pesquisadores e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) são convidados a submeter trabalhos baseados em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com o tema de um dos Grupos de Trabalho (GT). Cada autor pode enviar quantas propostas desejar.

Público-alvo

Pesquisadores interessados em culturas de consumo contemporâneas, suas transformações e impactos na esfera política, cultural, econômica, tecnológica e ambiental; estudantes de pós-graduação e de graduação interessados nas temáticas abordadas pelo evento; profissionais de governos, mercado e sociedade civil interessados nas temáticas abordadas pelo evento.

• 29/06 – Data limite para a submissão de resumos expandidos pelos autores
  • 12/08 – Data limite para o resultado da avaliação dos resumos pelos coordenadores de GT
  • 04/11 – Data limite para o envio do paper completo pelos autores* * Os papers completos que não forem enviados no prazo não serão incluídos nos Anais do IX Enec, mas poderão ser apresentados no evento.

21, 22 e 23 de novembro

Horário: 9 às 19h

Local: Auditório da ESPM Rio

Endereço: Rua do Rosário, 90 – Centro

Para mais informações clique aqui.

ENEC recebe submissão de resumos para sua 9ª edição