Perspectivas sobre a comida (aqui entendida como alimento simbolizado), a partir das Humanidades, abrem o espectro de lentes, multiplicam as possibilidades de análises da vida. Gostos, sabores e saberes se entrelaçam conformando complexos fenômenos em intensa dinâmica no existir contemporâneo cada vez mais metropolitano, no qual o consumo ocupa papel central na economia mundial e no ser de cada indivíduo. Os meios de comunicação – em particular, a publicidade de alimentos – correspondem a instrumentos estratégicos e fortemente demandados para os fins da acumulação de capital. Poderosos produtores de sentidos e de significados para a comida orientam a construção de projetos de vida e de felicidade. Não sem resistências, devemos salientar. Quais as dimensões e características dessas forças no jogo de buscas por posições prestigiosas nas formações sociais? Desafio que nos mobiliza e que, diante da sua grandiosidade, buscamos apresentar algumas contribuições.

*Resumo do livro.

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Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; CRUZ, Claudia Olzieski ; PRADO, S. D. ; CARVALHO, Maria Claudia ; ROMÃO, Francisco Ferreira. Alimentação, publicidade e identidade no universo do consumo. In: Shirley Donizete Prado; Ricardo Ferreira Freitas; Francisco Romão Ferreira; Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho. (Org.). Alimentação, consumo e cultura. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 155-178.

Alimentação, publicidade e identidade no universo do consumo