Os meios de comunicação atuam fortemente no processo de escolha, validação das utilidades e apresentação de produtos e serviços, constituindo na contemporaneidade soberana fonte de informação para o consumo. Este artigo se debruça sobre a participação de outros elementos da comunicação (além da publicidade) que atuam direta e indiretamente na argumentação para o consumo produzido pelos media. Assim, ao se fortalecer como instituição que promove a socialização, além de distribuir significados e regras sociais, eles oferecem ao consumo sua característica cíclica e dinâmica, elevando e depois descartando necessidades e desejos, socializando uma apropriação constante.

Clique aqui para visualizar este artigo completo

Referência:

FREITAS, Ricardo Ferreira; SILVA, Luis Fernando da. Meios de Comunicação e Consumo: explorando outros espaços midiáticos de construção e formação do consumo. In: XXXIII Intercom, 2010, Caxias do Sul. Anais do 38º Congresso Nacional de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul (UCS). São Paulo: Intercom, 2010. p. 1-15.