O Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo, da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, oferecerá, entre agosto e setembro, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM), um curso de extensão sobre cidades, representações sociais e formas de cultura para licenciandos da Universidade.As aulas serão ministradas por mestrandos, doutorandos e pesquisadores da faculdade, com o intuito de levantar debates sobre as interfaces entre consumo, cidade e comunicação. Na última aula, os alunos terão uma visita à região do Porto, guiada pelo Prof. João Batista, que organiza o projeto Roteiros Geográficos do Rio.

As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. Será fornecido um certificado de conclusão aos participantes e o prazo para se inscrever é entre 10 de julho e 10 de agosto. O formulário de inscrição deve ser preenchido aqui.

As cidades são eixos de comunicação e funcionam como ponto central para se sentir e conhecer o outro e a si mesmo, nas diferentes composições e ordenamentos das categorias sociais. Uma cidade, com todo o seu cenário urbano, é fonte e caldo de cultura, fonte histórica, política, fonte de formas de poder. É produtora e produto de ações de intelectuais e demais cidadãos, construtores de uma produção simbólica de cultura e de projetos ditos de civilização. Cidades são locus de circulação e de representações sociais, de espaços reais, físicos e imaginários que se comunicam entre si, por intermédio de seus atores, de suas culturas, de suas socializações e também de seus linguajares, comunicados por metáforas modernizadoras de costumes.É nas cidades que ética e estética se confundem e se espetacularizam, deflagradas e conflagradas pelas mídias (Debord,1967).

Curso de Extensão Conversas sobre Cidade e suas Comunicações

Período de inscrições: 10 de julho a 10 de agosto de 2017

Aulas: aos sábados, de 19 de agosto a 30 de setembro, das 9h às 13h

Local: Auditório do PPGCOM, 10º andar