Coordenador do Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo.

É professor associado da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, onde leciona na graduação em Relações Públicas. É membro do corpo docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Comunicação da UERJ. Possui graduação em Comunicação Social (habilitação em relações públicas) pela UERJ (1984), mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (1990) e doutorado em Sociologia – Université Paris V (René Descartes) (1993).Desenvolveu estágio pós-doutoral em Comunicação no CEAQ/Sorbonne com bolsa da CAPES (2006/2007) e Estágio Sênior em Comunicação e Sociedade com bolsa da CAPES na Universidade Paul Valéry-Montpellier 3 (2015/2016). É professor associado da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, onde leciona, desde 1986, na graduação em Relações Públicas. É membro do corpo docente do programa de pós-graduação stricto sensu em comunicação da UERJ desde a sua fundação. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, cidade, consumo, megaeventos e turismo. Líder do grupo Comunicação urbana, consumo e eventos cadastrado no CNPq. Autor de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Autor de Centres commerciaux: îles urbaines de la postmodernité, Paris, Editora LHarmattan, 1996. Foi Diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1996/2000), Diretor de Comunicação da UERJ (2000/2003), Vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (2008/2012) e Coordenador do PPGCOM/UERJ (2012/2014). É consultor adhoc da CAPES e da FAPERJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4330637331534162

Ricardo Ferreira Freitas