Coordenador do Lacon.

É professor titular da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. É membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ. Bolsista PQ2 do CNPQ e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Possui graduação em Comunicação Social (habilitação em relações públicas) pela UERJ (1984), mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (1990) e doutorado em Sociologia – Université Paris V (René Descartes) (1993). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Comunicação no CEAQ/Sorbonne com bolsa da CAPES (2006/2007) e Estágio Sênior em Comunicação e Sociedade com bolsa da CAPES na Universidade Paul Valéry-Montpellier 3 (2015/2016). É professor associado da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, onde leciona na graduação em Relações Públicas desde 1986.

É membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ desde a sua fundação. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, consumo, megaeventos e diversidade nas organizações. Líder do grupo Comunicação urbana, consumo e eventos cadastrado no CNPq.

Autor de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Autor de Centres commerciaux: îles urbaines de la postmodernité (LHarmattan,1996). Foi Diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1996-2000), Diretor de Comunicação da UERJ (2000-2003), Vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (2008-2012) e Coordenador do PPGCOM/UERJ (2012-2014). e Vice-diretor da Faculdade de
Comunicação Social da UERJ (2020-2024). É consultor adhoc da Capes e da FAPERJ. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp – 2022 a 2024).

Atualmente, é Vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), Bolsista PQ2 do CNPQ e Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4330637331534162

Ricardo Ferreira Freitas